30 de novembro de 2007

CEARÁ 2008: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MEDICINA

XIII BRAZILIAN CONGRESS ON THE HISTORY OF MEDICINE

O professor Dary Alves Oliveira nos enviou informações sobre o XIII Congresso Brasileiro de História da Medicina, a ser realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil, de 12 a 15 de novembro de 2008.

As inscrições já estão abertas (E-mail: sbhm2008@hotmail.com).

O congresso é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de História da Medicina e distingue-se pela organização, pelo rico conteúdo científico e pelo ambiente cordial.

Este congresso homenageará os médicos cearenses, Vicente Cândido Figueira de Sabóia [Visconde de Sabóia] (1836-1909), que foi diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1880-1890); e Guilherme Chambley Studart [Barão de Studart] (1856-1938), grande humanista e literato.

Parabenizamos Dary Alves Oliveira, presidente do congresso, pela realização do mesmo em Fortaleza, Ceará e temos certeza de que o evento alcançará grande sucesso e enriquecerá ainda mais a memória da história das artes médicas de nosso país.
.

15 de novembro de 2007

A HIGIENIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM 1922

STANDARDS OF HYGIENE IN INFANCY IN 1922

O Prof. Iranilson Buriti de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, apresentou interessante tema livre durante o XII Congresso Brasileiro de História da Medicina, realizado em Curitiba, Paraná, de 7 a 10 de novembro de 2007, com o título: A Higienização da Infância nos Anais do I Congresso Brasileiro de Proteção à Infância (Rio de Janeiro, 1922).

O autor efetuou análise dos anais do citado congresso de 1922, organizado pelo então Departamento da Criança, sob a presidência do médico Carlos Arthur Moncorvo Filho (1871-1944), um dos pioneiros da pediatria no Brasil.


O I Congressso Brasileiro de Proteção à Infância foi realizado no Rio de Janeiro junto às festividades do Centenário da Independência do Brasil.

Esse histórico congresso baseava-se nos conceitos de modernidade, com o objetivo de incentivar a saúde e a higienização da criança visando "a construção de homens e mulheres ideais à pátria e em dia com os emblemas do progresso"./eat


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito desta postagem, inclusive criação, pesquisa, e edição]


[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA / PLÁGIO PELO COPYSCAPE®]
.