24 de novembro de 2012

O EMBLEMA DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP (BRASIL)

THE USP FACULTY OF MEDICINE (BRAZIL) LOGO

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2012-2013


A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Brasil) foi fundada em 1912, então denominada Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

Em 1925, passou a se chamar Faculdade de Medicina de São Paulo e, em 1934, foi incorporada à recém-criada Universidade de São Paulo, adotando a atual designação.

A aula inaugural da Faculdade de Medicina da USP foi ministrada pelo médico Edmundo Xavier (1861-1933), em 2 de abril de 1913, no salão nobre da Escola Politécnica.

Em 1918, ocorreu a primeira cerimônia de graduação da faculdade, com a formatura de 27 médicos, entre os quais duas mulheres.

O emblema ou logotipo oficial da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), no Brasil (imagem acima), é constituído por figuras simbólicas da história da medicina.

A imagem central do emblema representa Higeia, deusa grega da saúde, da higiene e do saneamento, a qual carrega em sua mão esquerda uma pátera (ou taça) contendo a cura para as doenças. A  serpente de Epidauro, símbolo da arte médica, localiza-se ao redor do braço direito de Higeia.

No alto de uma ampulheta, o galo canta a chegada do sol da manhã, o qual é uma roda do carro do deus Apolo, o fundador da ciência médica.

À esquerda, no pergaminho posicionado sobre um cesto está escrito "Aforismos", a obra seminal de Hipócrates.

A deusa Higeia era denominada Sallus na mitologia romana.

Higeia era filha de Asclépio, o deus grego da medicina, o qual na verdade era um semideus, pois não fazia parte do panteão dos deuses do Monte Olimpo. Na mitologia romana, Asclépio era chamado de Esculápio.

Apolo, o pai de Asclépio, é considerado o patriarca ou fundador da ciência médica, sendo o deus da medicina, da poesia, da música, da eloquência e das artes./eat


LEIA: ASCLÉPIO, O DEUS DA MEDICINA


REFERÊNCIAS:
1- Símbolo da FMUSP. In: Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP. Internet. Brasil. Consulta em 25-novembro-2012. Disponível em:   
http://www.aaafmusp.org.br/
2- História da Criação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. In: Faculdade de Medicina da USP -100 anos: 1912-2012. Internet. Brasil. Consulta em 25-novembro-2012. Disponível em: http://www.fm.usp.br/historico.php
3- Vasconcelos I (1964): Asclépio Historiador. Rio de Janeiro, Edit. Aurora.
4- Hart DG (1965): Asclepius, God of Medicine. Can Med Assoc J. 30; 92(5): 232–236./eat


COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "O Emblema da Faculdade de Medicina da USP (Brasil)." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2012. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com.br/2012/11/o-simbolo-da-faculdade-de-medicina-da.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]  

Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2012-2013

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]

[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j
.

Nenhum comentário: