15 de fevereiro de 2006

TESTE DE DNA EM JOANA D'ARC


 DNA TEST FOR JOAN OF ARC

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2013


O geneticista francês Philippe Charlier, do Hospital Raymond-Pointcaré em Garches, Paris (França),afirmou recentemente que serão efetuados testes de DNA nos restos mortais de Joana D'Arc, de acordo com o jornal inglês The Guardian (de 14/02/2006).

Os ingleses acusaram Joana D'Arc de heresia e bruxaria e a condenaram à morte na fogueira em 1431. Eles não queriam que ficassem quaisquer resquícios do corpo da heroína francesa de 19 anos de idade, evitando que ela se tornasse uma mártir.

A história registra que as cinzas de Santa Joana D'Arc foram retiradas da pira em que ela foi queimada viva e jogadas no rio Sena.

De acordo com a lenda, entretanto, um seguidor fiel de Joana D'Arc teria escondido parte dos restos mortais, os quais hoje são um das relíquias mais valiosas da Igreja Católica.

A Virgem de Orleans foi queimada na fogueira, mas como seu coração permaneceu intacto, seus restos foram cremados novamente em outras duas ocasiões.

O cientista francês declarou que os testes de DNA não evidenciarão a identidade de Joana D'Arc, mas em 6 meses ele poderá confirmar se os restos mortais pertencem a uma mulher de 19 anos de idade cujo corpo foi cremado por três vezes em Rouen (França) em 1431.

(Fonte: The Guardian, UK - February 14, 2006)

-j
.

Um comentário:

Anônimo disse...

A very interesting post.
St. Joan of Arc failed to take Paris and was captured May 1430 by the Burgundians, who sold her to the English. She was found guilty of witchcraft and heresy by a tribunal of French ecclesiastics who supported the English. She was burned to death at the stake in Rouen 30 May 1431. In 1920 she was canonized.