14 de setembro de 2008

APONTAMENTOS EM HISTÓRIA DA MEDICINA VI

ENTRIES ON HISTORY OF MEDICINE VI

[Autor: ELVIO ARMANDO TUOTO]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2008-2013


FUNDAÇÃO LASKER: PRÊMIOS 2008
A Fundação Albert & Mary Lasker divulgou as premiações de 2008 concedidas a pesquisadores que se destacaram na prevenção e tratamento de doenças.
Os Prêmios para Pesquisa Médica Albert Lasker estão entre os mais prestigiados dos Estados Unidos, sendo conhecidos como os "Nobéis da América".
Cada premiação concede a quantia de US$ 300.000 e cada ganhador recebe uma estatueta da Vitória de Samothrace.
Victor Ambros da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts (Estados Unidos), David Baulcombe da Universidade de Cambridge (Reino Unido), e Gary Ruvkun da Universidade de Harvard (Estados Unidos), receberam o Prêmio de Pesquisa Médica Básica por seu trabalho com o RNA - ácido ribonucléico.
Akira Endo, diretor dos Laboratórios de Pesquisa Biopharm em Tóquio (Japão), recebeu o Prêmio Lasker-DeBakey de Pesquisa Médica Clínica pelo seu trabalho no desenvolvimento das estatinas, as substâncias que auxiliam na redução do colesterol. A descoberta da lovastatina pela Merck & Co. baseou-se nas pesquisas iniciais de Endo, publicadas em 1976.
Prêmio Lasker-Koshland de Obra Destacada em Ciência Médica foi concedido a Stanley Falkow, professor da microbiologia e imunologia da Universidade de Stanford (Estados Unidos), por seus 51 anos de pesquisas que revolucionaram o conhecimento sobre como os microrganismos causam as doenças e pela introdução das técnicas de DNA recombinante./eat

LEIA MAIS: LASKER FOUNDATION


PRIMEIRA LOBOTOMIA PRÉ-FRONTAL DOS ESTADOS UNIDOS
A primeira cirurgia de lobotomia pré-frontal dos Estados Unidos foi realizada em 14 de setembro de 1956, por J.W. Watts e Walter Freeman, em uma mulher de 63 anos, no hospital da Universidade George Washington./eat

MAURICE HILLEMAN: INVENTOR DE IMPORTANTES VACINAS 
O microbiologista estadunidense Maurice R. Hilleman (1919-2005) criou vacinas contra doenças até então muito freqüentes, destacando-se a rubéola, varicela, caxumba, sarampo, influenza, hepatite (A e B), pneumonia e meningite.
Infelizmente, seu trabalho não tem recebido o devido reconhecimento nem pelos historiadores da medicina, nem pela imprensa leiga./eat

MANOEL DOS SANTOS LIMA: PRIMEIRO MÉDICO NASCIDO NO PARANÁ
Manoel Pedro dos Santos Lima (1843-1898) foi o primeiro médico nascido no estado do Paraná, graduado em 1868 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Exerceu a medicina durante 30 anos na sua cidade natal, Lapa.
É o patrono da cadeira Nº 34 da Academia Paranaense de Medicina./eat

A HISTÓRIA É A MESTRA DA VIDA
Em 4 de março de 2009, o portal "Gazetaweb.com", de Alagoas, publicou artigo do médico José Medeiros, intitulado "A História é a mestra da vida".
No texto, o médico elogia a criação do Núcleo Alagoano de História da Medicina.
Também enfatiza a importância do curso de História da Medicina da Faculdade de Medicina da Uncisal, coordenado pelos médicos historiadores Agatângelo Vasconcelos e Isaac Soares de Lima.
Medeiros refere-se ainda, a outro curso de História da Medicina, na Ufal, ministrado pela médica e professora Ângela Canuto.
Ele ressalta a necessidade da complementação humanística da história à visão tecnológica e científica que domina a medicina./eat

LEIA: ARTIGO DE JOSÉ MEDEIROS

-j
.

Um comentário:

luciana christante disse...

Olá,
fiquei contente em conhecer este blog. Também sou apaixonada pelo tema e também tenho um blog, que criei recentemente, onde estou tentando colocar algumas histórias da medicina que vou descobrindo (inclusive já coloquei um link para este aqui). Se quiser conhecer: http://historiasdamedicina.blogspot.com/
Um grande abraço
Luciana