26 de maio de 2009

LIVRO: O PRIMEIRO TRANSPLANTE CARDÍACO HUMANO (RESENHA)

BOOK: THE FIRST HUMAN HEART TRANSPLANT (REVIEW)


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2009-2012

A editora Record acaba de lançar no Brasil o livro Cada Segundo Conta – A corrida pelo primeiro transplante de coração, do jornalista britânico Donald McRae.

É um relato histórico traduzido do original inglês Every Second Counts: The Race to Transplant the First Human Heart, publicado nos Estados Unidos em 2006 pela editora Putnam.

O autor descreve minuciosamente os anos que antecederam o primeiro transplante cardíaco realizado por Christiaan Barnard (1922-2001), em 3 de dezembro de 1967.

McRae revela que, além de Barnard, outros três cirurgiões cardíacos se destacaram como pioneiros na especialidade, no período de 1958 a 1968.

Os três eram estadunidenses e verdadeiros gigantes da medicina. Norman Shumway (1923-2006), na Califórnia e Richard Lower, na Virgínia, eram mestres na pesquisa de transplante e rejeição. Adrian Kantrowitz (1918-2008), de Nova York, realizaria o primeiro transplante cardíaco dos Estados Unidos e inventaria o balão intra-aórtico, o qual já salvou centenas de milhares de vidas em todo o mundo.

O livro sustenta que o sul-africano Barnard teria se apropriado de cópias do resultado de anos de pesquisas dos três norte-americanos e, com o auxílio do irmão Marius Barnard, além de muita ousadia e sorte, realizou o primeiro transplante cardíaco antes da equipe dos Estados Unidos./eat


COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Livro: O Primeiro Transplante Cardíaco Humano (Resenha)." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2009. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2009/05/livro-book-o-primeiro-transplante_26.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]




LEIA: A NEW HEART, A NEW ERA (de D. McRae, no jornal The Guardian: 26 June 2006)


Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2009-2012

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®]-j

[Last updated: 10 November 2012]
[First published 26 May  2009]
.

Um comentário:

doc tuoto disse...

O cirurgião Adrian Kantrowitz (1918– 2008) realizou o primeiro transplante cardíaco dos Estados Unidos em 6 de dezembro de 1967, apenas três dias depois de Christiaan Barnard ter efetuado o primeiro transplante cardíaco da história. Kantrowitz transplantou o coração de um bebê com morte cerebral em um bebê com uma enfermidade cardiaca fatal. O paciente sobreviveu somente seis horas e meia, mas a cirurgia tornou-se um marco na história dos transplantes.

29-05-2009
Dr. Elvio A, Tuoto