
CORGARD (NADOLOL) IS NO LONGER PRODUCED IN BRAZIL
[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2009-2012
A empresa farmacêutica multinacional Bristol-Myers Squibb suspendeu recentemente, no Brasil, a produção do medicamento betabloqueador Corgard (nadolol).
A indústria informa oficialmente que "suspendeu a fabricação do Corgard (nadolol) 40 e 80mg, pois enfrenta atualmente a impossibilidade de aquisição de matéria prima do produto" (sic).
O nadolol era utilizado por milhares de pacientes no Brasil, sendo utilizado principalmente no controle de arritmias e hipertensão arterial, coadjuvante no tratamento da síndrome do pânico e profilático no tratamento da enxaqueca.
Sabemos que existem outros betabloqueadores que podem ser empregados em substituição ao consagrado Corgard, mas o período de adaptação ao novo medicamento pode gerar sintomas desagradáveis em muitos doentes. E, infelizmente, pacientes que utilizam continuamente o nadolol há um longo período de tempo, nunca se adaptam completamente a outros betabloqueadores.
Muitos pacientes ou familiares de doentes em uso de nadolol há vários anos não aceitam a justificativa do fabricante no Brasil e estão se mobilizando, inclusive, na internet. Um exemplo é o blog Quase Sociopata da jornalista Sandra Machado.
Causa estranheza o fato do nadolol estar sendo produzido normalmente nos Estados Unidos e em outros países (sob as denominações de Corgard, Anabet, Solgol, Corzide, Alti-Nadolol, Apo-Nadol e Novo-Nadolol)./eat
[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário