7 de novembro de 2009

A PRIMEIRA REVISTA MÉDICA DO MUNDO

THE FIRST MEDICAL JOURNAL IN THE WORLD


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2009-2012

A publicação Nouvelles Decouvertes sur toutes les Parties de la Medecine, editada pelo francês Nicolas de Blegny (1643?-1722), é considerada o primeiro periódico médico publicado em qualquer idioma. Esse parecer é corroborado por Fielding H. Garrison (1870-1935), um dos mais aclamados historiadores médicos mundiais.

A revista médica de Nicolas de Blegny foi lançada em janeiro de 1679, com circulação mensal e teve uma trajetória curta e de certo modo acidentada. Foi proibida após três anos de circulação, por motivos políticos. De Blegny reagiu à proibição retirando seu nome como editor da revista e transferindo a editoria da mesma ao médico Gautier que residia em Amsterdã (Países Baixos). A publicação passou então a se chamar Mercure Savant (1684).

A revista Nouvelles Decouvertes sur toutes les Parties de la Medecine foi logo traduzida para o latim em Genebra (Suíça), onde circulou de 1680 a 1685 com a denominação Zodiacus Medico-Gallicus. Também foi traduzida para o alemão, sendo editada em Hamburgo sob o título de Monatliche neueroffnete Anmerckungen.

Um periódico mais antigo, de 1665, da Royal Society of London, Philosophical Transactions, publicava artigos relacionados à medicina (por exemplo, trabalhos de Malpighi e van Leeuwenhoek), mas não era na realidade uma revista médica. A primeira revista verdadeiramente médica publicada em inglês intitulava-se Medicina Curiosa e foi editada apenas no período de junho a outubro de 1684.

O segundo periódico médico publicado no mundo também era francês como o primeiro e chamava-se Journal de Savants (ou Sçavans) ou Journal de Médecine. Foi fundado em 1681 por Abbé J. P. de la Roque, chegando ao fim em 1685. Entretanto, em 1686, teve sua publicação reiniciada por Claude Brunet, o qual mais tarde fundou a revista médica mensal Progres de la Médecine (de 1695 a 1709).

Algumas fontes de pesquisas informam que a primeira revista médica do mundo teria sido editada em 1632, na Itália, com o nome de Quaestio Iatrophilica, por G. Faccioti./eat


COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "A Primeira Revista Médica do Mundo." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2009. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2009/11/primeira-revista-medica-do-mundo.html


[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]

REFERÊNCIAS:
1- Garrison FH (1921): An Introduction to the History of Medicine. Phila. and Lond., Saunders.
2- Nicholls AG (1934): Nicolas de Blegny and the first medical periodical. Can Med Assoc J. 31(2): 198–202.
3- Timo-Iaria C, Rasia-Filho AA (2004): Notas Culturais. FUNPEC Editora./eat



Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2009-2012


[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j
.

Nenhum comentário: