12 de agosto de 2011

NOVO SINAL SEMIOLÓGICO: SINAL DE CECIN


     Hamid Alexandre Cecin

NEW MEDICAL SIGN: CECIN'S SIGN

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2011-2023


O médico brasileiro Hamid Alexandre Cecin (1940-2018), então professor titular sênior de reumatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uberaba), publicou artigo original na Revista Brasileira de Reumatologia (edição de janeiro/fevereiro-2010), onde descreve o chamado "sinal de Cecin", já reconhecido internacionalmente.

O sinal de Cecin proporciona um diagnóstico clínico mais seguro da hérnia discal lombar sintomática, apresentando um desempenho diagnóstico superior ao sinal de Lasègue. O sinal descrito por Cecin enfatiza a importância do exame clínico no diagnóstico, contrariando a tendência atual em que o profissional prioriza exames complementares caros e sofisticados em detrimento do exame físico, principalmente no Brasil, onde grande parcela da população não tem acesso a exames de custo elevado.

A manobra semiótica idealizada por Hamid Cecin baseia-se na observação clínica e nos princípios de Pascal e do torque. Consiste na flexão da coluna lombar com o paciente em pé acrescida da realização simultânea da manobra de Valsalva, a qual intensifica a dor no trajeto do nervo ciático e/ou crural ipsilateralmente em casos de hérnia discal lombar (sinal de Cecin).

Em 1996, o autor apresentou um relato preliminar do sinal de Cecin no XXI Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Curitiba, utilizando a denominação de sinal "X". O reumatologista Fernando Neubarth, através de editorial da Revista Brasileira de Reumatologia, sugeriu que o sinal "X" passasse a ser chamado de sinal de Cecin em homenagem ao seu criador.

Em 2015, o professor Hamid Cecin foi editor, em conjunto com o professor Antonio Carlos Ximenes, do Tratado de Reumatologia Brasileira, publicado pela Editora Atheneu. A obra foi uma das finalistas da 58ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências da Saúde.

Quando publicamos originalmente este artigo em 2011, nosso blog parabenizou o médico brasileiro Hamid Alexandre Cecin pelo desenvolvimento do sinal que leva seu nome, o qual engrandece ainda mais a ciência médica de nosso país./eat


COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Novo Sinal Semiológico: Sinal de Cecin." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2011. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2011/08/novo-sinal-semiologico-sinal-de-cecin.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]


REFERÊNCIAS: 
1- Cecin HA (1996): O que interessa da anamnese e do exame físico no diagnóstico das doenças degenerativas e inflamatórias da coluna vertebral lombar. A coluna vertebral em todas as idades. In: XXI Congresso Brasileiro de Reumatologia, Curso Bienal de Reumatologia, pp. 23-39.  2- Cecin HA (1997): Proposição de uma reserva anatomofuncional, no canal raquidiano, como fator interferente na fisiopatologia das lombalgias e lombociatalgias mecânicodegenerativas. Rev Assoc Med Bras. 43:295-310.
3- Cecin HA (2008): Diretriz I: fundamentos do diagnóstico das doenças da coluna vertebral lombar. Rev Bras Reumatol. 48(supl 1):2-7.  
4- Neubarth F (2008): A propósito da revisão das diretrizes sobre lombalgias e lombociatalgias e a propriedade de dar nome a achados relevantes. Rev Bras Reumatol. 48(supl 1):1.     
5- Cecin HA (2010). Sinal de Cecin (Sinal "X"): um aprimoramento no diagnóstico de compressão radicular por hérnias discais lombares. Rev. Bras. Reumatol. 50(1): 44-55. [Online Full-Text]./eat

Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2011-2023

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®]-j
.

4 comentários:

Cristiane Pagnussat Cechetti disse...

Suuuuper interessante! Adorei!!

A. Lice G. disse...

De fato interessante.

Unknown disse...

Dr. Hamid, expoente da medicina. Privilégio de Uberaba.

Unknown disse...

Uberaba e aMedicina estão de luto.