13 de dezembro de 2005

APONTAMENTOS EM HISTÓRIA DA MEDICINA I

ENTRIES ON HISTORY OF MEDICINE I

[Autor: ELVIO ARMANDO TUOTO]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2005-2013


PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA DE 2005
O Prêmio Nobel de Medicina de 2005 foi concedido a dois médicos patologistas australianos que descobriram que a bactéria Helicobacter pylori é a causadora de 90% dos casos de gastrite, úlcera e câncer gástrico.
J. Robin Warren, 68 anos, e Barry J. Marshall, 54, iniciaram seu trabalho na década de 80, seguindo na direção contrária à do pensamento dominante na medicina.
Para testar de forma definitiva sua hipótese, Marshall contaminou-se deliberadamente, ingerindo uma cultura da bactéria.
Os pesquisadores australianos provaram também que a úlcera péptica, considerada até então uma doença crônica, pode ser facilmente tratada com antibióticos./eat

TRECHO DO PRONTUÁRIO MÉDICO DE VINCENT VAN GOGH            
A edição de setembro/2005 da Revista de Epilepsia e Neurofisiologia Clínica, órgão oficial da Liga Brasileira de Epilepsia veicula um anúncio publicitário de um medicamento antiepiléptico, no qual consta um trecho do prontuário médico de Vincent van Gogh, redigido pelo Dr. Peyron, do Asilo Saint Remy, na França:
"O paciente no geral apresenta-se tranqüilo, mas sofreu diversos ataques violentos... No período entre esses ataques, o enfermo manteve-se absolutamente calmo e inteiramente devotado à sua pintura."
Apesar desse relato, até hoje existem dúvidas se van Gogh realmente foi portador de epilepsia (epilepsia do lobo temporal, com crises parciais complexas).
Há referências de que van Gogh também apresentava sífilis, transtorno bipolar e esquizofrenia paranóide.
O abuso de álcool e absinto, associado à deficiência nutricional, pode ter agravado o quadro neuropsiquiátrico do artista./eat

REFERÊNCIA:
Dantas FG, Ribeiro CD, Silva Júnior WR (2008): Epilepsia em Celebridades. J Epilepsy Clin Neurophysiol. 14(2):71-75.

CONTRIBUIÇÕES MÉDICAS POUCO CONHECIDAS DE CHARCOT
A edição de junho/2005 de O Dendrito, boletim oficial da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas, publicou resumos dos trabalhos apresentados no V Encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica-SBIN, ocorrido em Ribeirão Preto-SP, em agosto/2005.
Um artigo sobre história da neurologia, de autoria dos professores da UFPR, Hélio A. G. Teive e L. C. Werneck, abordou as contribuições médicas pouco conhecidas de Jean-Martin Charcot, o pai da moderna neurologia.
São relatadas contribuições de Charcot na reumatologia (gota, junta de Charcot), endocrinologia (pé diabético de Charcot, bócio exoftálmico), pneumologia (cristais de Charcot-Leidyn na asma), gastroenterologia (tríade de Charcot da colangite na litíase biliar), angiologia (claudicação intermitente de origem arterial), geriatria (Charcot como pioneiro do estudo das doenças dos idosos), neurologia (enxaqueca oftalmoplégica de Charcot, síncope vasovagal e síncope por tosse, paquimeningite cervical idiopática, estudos sobre agnosia visual, afasia e úlceras de decúbito), psiquiatria (distúrbios somatoformes)./eat

X CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MEDICINA
O "X Congresso Brasileiro de História da Medicina" foi realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil), de 26 a 29 de outubro de 2005.
A última edição do Jornal Brasileiro de História da Medicina (Outubro 2005, vol. 8, Suplemento 1) apresenta os resumos das conferências, mesas-redondas e temas livres, os quais evidenciam um conteúdo de elevada qualidade e confirmam o interesse crescente pelo estudo da história da ciência médica brasileira e mundial.
Gostaríamos de parabenizar o Comitê Organizador e todos os envolvidos na organização do Congresso, especialmente o amigo Prof. Ulysses G. Meneghelli, incansável presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina./eat

-j
.

Nenhum comentário: