21 de dezembro de 2005

APONTAMENTOS EM HISTÓRIA DA MEDICINA II

ENTRIES ON HISTORY OF MEDICINE II

[Autor: ELVIO ARMANDO TUOTO]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2005-2013


CLORPROMAZINA: O INÍCIO DA NEUROPSICOFARMACOLOGIA
"Clorpromazina, o Início da Neuropsicofarmacologia" foi o tema livre apresentado pelos estudantes de medicina da PUCRS, Eduardo S. Araújo, Juliana K. Olzelwski, Luiz G. Guilhermano, e Maria G. Cantarelli, no "X Congresso Brasileiro de História da Medicina" (Porto Alegre-RS, outubro-2005).
O tema livre abordou a "terceira revolução psiquiátrica", iniciada em 1952 na França, caracterizada pelo descobrimento dos psicofármacos e pelo esvaziamento dos manicômios.
A terceira revolução psiquiátrica foi liderada pelo psiquiatra Jean Delay e pelo clínico Pierre Deniker, autores do primeiro relato do uso terapêutico da clorpromazina.
A clorpromazina foi desenvolvida pelo bioquímico Paul Charpentier, o mesmo que nos anos 30 sintetizou a prometazina.
O extraordinário efeito da clorpromazina em esquizofrênicos estimulou a indústria farmacêutica a pesquisar substâncias mais eficazes e com menos efeitos adversos./eat

LEIA: CLORPROMAZINA, O PRIMEIRO MEDICAMENTO ANTIPSICÓTICO DA HISTÓRIA


MUSEU DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO PARANÁ
O Museu de Medicina da Associação Médica do Paraná (AMP) foi fundado em 1973 sob a coordenação do então presidente da entidade, Iseu de Santo Elias Affonso da Costa.
A direção do museu, desde a sua implantação, está a cargo do neurologista Ehrenfried O. Wittig.
O Museu de Medicina da AMP registra a evolução histórica da medicina através da preservação de seu rico acervo, proveniente de doações e constituido de livros, revistas, fotos, aparelhos e instrumentos, medicamentos, utensílios, vidros de farmácia, maletas, pernas de pau, muletas, propaganda médica, vestimentas antigas, placas comemorativas, móveis.
A sala de exposição situa-se no andar térreo da Sede Social da AMP, em Curitiba, Paraná (Brasil)./eat

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE HISTÓRIA DA MEDICINA
A Associação Americana de História da Medicina ("The American Association for the History of Medicine") é a instituição acadêmica mais antiga da América do Norte em atividade ininterrupta dedicada ao estudo de todos os aspectos da história das profissões da área da saúde, das doenças, da saúde pública, e de assuntos correlatos.
Foi fundada em 1925 e é a maior associação desta espécie, com mais de 1.200 membros. Seu orgão oficial é o Bulletin of the History of Medicine (website: http://www.histmed.org )./eat

BEETHOVEN MORREU ENVENENADO POR CHUMBO
A agência de notícias ANSA informou em 06/dezembro/2005 que, segundo uma investigação do Departamento de Energia do Argonne National Laboratory, em Chicago, Illinois (EUA), o compositor faleceu devido a envenenamento por chumbo.
A utilização de raios-X, nunca antes utilizados no hemisfério ocidental para analisar mechas de cabelos e partes do crânio do músico, permitiu confirmar uma hipótese já estabelecida por cientistas há cinco anos.
O chumbo teria sido também a causa da doença que o músico teve durante toda sua vida e que culminou em uma longa e dolorosa agonia que o levou a morte em 1827, aos 56 anos.
O exame foi realizado por Bill Walsh, do Pfeiffer Treatment Center de Warrenville, Illinois, juntamente com Ken Kemner, do Departamento de Energia.
Persistem as dúvidas quanto à fonte do chumbo que teria contaminado Beethoven. Entre as hipóteses mais possíveis está a inclinação do compositor por vinho branco, o qual bebia em copos de chumbo, ou nos inúmeros tratamentos médicos a que se submeteu, os quais, no século XIX, eram muitas vezes vinculados ao uso de metais.
O compositor sofreu durante décadas de inúmeros males, como distúrbios digestivos, disfunções renais, além da bem conhecida surdez, que apenas em casos raros pode ser causada por envenenamento com chumbo./eat

-j
.

Nenhum comentário: