1 de janeiro de 2006

PRIMEIRO TRANSPLANTE DE FACE DA HISTÓRIA














FIRST FACIAL TRANSPLANTATION IN HISTORY

O primeiro transplante parcial de face da história foi realizado na França em 27 de novembro de 2005, por Bernard Devauchelle (foto à esquerda), especialista em cirurgia bucomaxilofacial, auxiliado por Jean-Michel Dubernard (foto à direita), que chefiou a equipe de cirurgiões.


O transplante de alto risco foi executado pela equipe de Devauchelle (incluindo-se Sylvie Testelin e Lengelé Benoit), no hospital universitário da cidade francesa de Amiens, em parceria com um hospital da cidade de Lyon (equipe de Dubernard).


A paciente que recebeu o transplante parcial de face, constituído por um triângulo formado por nariz, boca e queixo, foi Isabelle Dinoire, de 38 anos, cuja face foi desfigurada por um cão.


Jean-Michel Dubernard (nascido em 1941) tornou-se  mundialmente conhecido pela realização do primeiro transplante bem-sucedido de mão no neozelandês Clint Hallam, em 23 de Setembro de 1998, e também pelo primeiro transplante bem-sucedido duplo de mão executado pouco tempo depois, porém somente anunciado em 14 de janeiro de 2004./eat


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito desta postagem, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]


[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j


[Last modified: 4-Apr-2010]

.

Nenhum comentário: