27 de setembro de 2010

O DIA DO MÉDICO EM DIFERENTES PAÍSES


DOCTOR'S DAY IN DIFFERENT COUNTRIES

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2010-2013


No Brasil e em vários países cristãos como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica e Polônia, comemora-se o Dia do Médico em 18 de outubro, dia de São Lucas (no catolicismo), considerado o patrono (ou padroeiro) dos médicos.

Nos Estados Unidos, o Dia Nacional dos Médicos (National Doctors' Day) é comemorado em 30 de março, em homenagem ao aniversário da primeira anestesia geral para fins cirúrgicos, realizada em 1842, no estado da Georgia, por Crawford W. Long

Em alguns países latino-americanos, como Argentina e Uruguai, o Dia do Médico (el Día del Médico) é comemorado em 3 de dezembro, sendo também chamado de el Día Internacional del Médico. Esta data é uma homenagem ao nascimento do médico cubano Juan Carlos Finlay (1833-1915), o qual comprovou a transmissão da febre amarela através do mosquito Aedes aegypti.

Na Venezuela, o Dia do Médico (el Día del Médico Venezolano) é comemorado em 10 de março em homenagem ao nascimento do médico venezuelano José María Vargas, presidente da República, primeiro reitor da Universidade Central da Venezuela e grande inovador do ensino médico em seu país.

No Panamá, el Día del Médico é celebrado em 21 de maio; em El Salvador, em 14 de julho.

No México, comemora-se o Dia do Médico em 23 de outubro. Esta data celebra a inauguração, pelo médico e então presidente da repúbica, Valentín Gómez Farías, em 1833, do Establecimiento de Ciencias Médicas, instituição de ensino superior responsável pelo desenvolvimento da medicina mexicana.

Na Índia, o Dia do Médico é celebrado em 1º de julho, em homenagem ao nascimento e falecimento (ocorreram na mesma data) do médico indiano Bidhan Chandra Roy.

O Dia do Médico na Turquia é comemorado em 14 de março em comemoração à data de fundação da primeira faculdade de medicina da Turquia moderna./eat

LEIA18 DE OUTUBRO: DIA DO MÉDICO

LEIA: O DIA DO MÉDICO EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

LEIADIA NACIONAL DOS MÉDICOS NOS EUA


REFERÊNCIAS:
1-Ribeiro EB (1970): Médico, Pintor e Santo. São Paulo, São Paulo Edit.
2-Peltier LF (1997): Patron saints of medicine. Clin Orthop Relat Res. (334):374-9.
3-González Camargo CL, Figueredo Ara E (1998): Historia de la medicina "3 de diciembre, día del médico y la medicina americana y Dr. Carlos J. Finlay". Rev. Col. Méd. Cir. Guatem. 8(3/4):27-8
4-Rezende JM (2009): Por que 18 de Outubro é o "Dia dos Médicos". In: À Sombra do Plátano: Crônicas da História da Medicina. São Paulo, Edit. UNIFESP./eat


COMO CITAR ESTE ARTIGO - HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "O Dia do Médico em diferentes Países." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2010. [Data da consulta]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2010/09/o-dia-do-medico-em-outros-paises.html

[Avise-me quando este artigo for citado - Alert me when this article is cited]

Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2010-2013

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]

[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j

[Last updated: 24 March 2013]
[First published: 27 September 2010]
.

Nenhum comentário: