8 de maio de 2013

A IMPORTAÇÃO ILEGAL DE MÉDICOS PARA O BRASIL


6.000 MÉDICOS CUBANOS ATUARÃO NO BRASIL SEM REVALIDAÇÃO DO DIPLOMA


O Conselho Federal de Medicina (CFM) considerou eleitoreira, irresponsável e desrespeitosa a proposta anunciada em 06 de maio de 2013  pelo governo brasileiro no sentido de trazer 6.000 médicos cubanos para atuar no Brasil, "como solução para a cobertura assistencial nas áreas de difícil provimento" (sic).

Em nota, a entidade condenou veementemente a entrada de médicos estrangeiros ou de brasileiros que obtiveram diplomas em cursos no exterior e que não tiveram sua respectiva revalidação.

O CFM e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) enfatizaram que envidarão todos os esforços possíveis e necessários, inclusive as medidas jurídicas cabíveis, para assegurar o Estado Democrático de Direito no país, com base na dignidade humana. Acrescentaram que este princípio passa a ser desrespeitado pela irreverência do Poder Executivo ao pretender ofertar à parcela maior e mais carente da população brasileira assistência à saúde sem segurança e qualificação.

Também conclamaram o Poder Legislativo; o Poder Judiciário; o Ministério Público; as entidades médicas; as universidades; a imprensa; e todos os movimentos da sociedade civil organizada a se posicionarem contra esta agressão à Nação e em benefício de um sistema público de saúde desqualificado.

Ressaltaram que a população brasileira precisa, na realidade, de médicos bem formados, bem preparados, bem avaliados e com estímulo para o trabalho.


LEIA: CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E A IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS SEM REVALIDAÇÃO DO DIPLOMA


.

Nenhum comentário: