9 de julho de 2006

FEBRE AMARELA: NÃO ESQUEÇAMOS DO DR. UTINGUASSÚ

YELLOW FEVER: WE MUST NOT FORGET THE BRAZILIAN DR. UTINGUASSU

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2013

O médico brasileiro Dr. Philogônio Lopes Utinguassú foi o responsável por uma contribuição de grande relevância à história da febre amarela.

Em 1884 publicou trabalho nos Anais da Academia Nacional de Medicina afirmando que a transmissão da febre amarela se devia à picada de mosquitos infectados.

Essa tese foi divulgada com grande repercussão na literatura médica internacional, em 1886, pelo cubano Dr. Carlos Finlay, tendo sido devidamente comprovada pela comissão norte-americana chefiada pelo médico militar Walter Reed, entre 1900 e 1901.

O Dr. Utinguassú foi membro da Academia Nacional de Medicina desde 1878 (é o membro número 119 da ANM).

Ao longo da história da medicina brasileira, o pioneirismo das idéias do Dr. Philogônio L. Utinguassú foi quase totalmente esquecido.

Oswaldo Cruz em "memoria" apresentada ao 4º Congresso Médico Latino-Americano, em 1909, entitulada "Prophylaxia da febre amarella" recordou o nome dos "pioneiros e constructores da admiravel doutrina que tão grandes beneficios tem trazido á humanidade", citando Nott como o grande precursor, em 1848. Reconheceu também "as observações admiraveis do medico francez Louiz Daniel Beauperthuy", publicadas em 1854.

Nesse trabalho, Oswaldo Cruz refere-se aos pesquisadores brasileiros: "Entre nós, anteriormente ás experiencias americanas, o Dr. Utinguassú e depois o Dr. Stapler, de S. Paulo, fizeram tambem referencias á transmissão da febre amarella pelos mosquitos."

Além de Oswaldo Cruz, foram poucos os estudiosos brasileiros que reivindicaram o reconhecimento e a justa homenagem ao ilustre e esquecido Dr. Utinguassú. O Prof. Olimpio da Fonseca reivindicou, enfaticamente, nos anos de 1920, um ato de justiça ao relegado pioneiro brasileiro da doutrina da transmissão da febre amarela.

O médico Orlando Parahym, da cidade de Recife, Pernambuco, publicou breve comunicação em homenagem a Philogônio Lopes Utinguassú, no Jornal da Associação Médica Brasileira (JAMB), de 27-março-1973, sob o título Um Brasileiro Esquecido na História da Febre Amarela./eat


LEIA: A HISTÓRIA DA FEBRE AMARELA NO BRASIL


COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Febre Amarela: Não Esqueçamos do Dr. Utinguassú." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2006. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com.br/2006/07/febre-amarela-no-esqueamos-do-dr.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]  

Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2013

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j
.

Nenhum comentário: