19 de janeiro de 2013

ORAÇÃO DO MÉDICO PLANTONISTA

THE PRAYER OF THE ON DUTY PHYSICIAN

[JORDAN ZANETTI SILVA: Autor desta oração]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]




ORAÇÃO DO MÉDICO PLANTONISTA


Autor: Dr. Jordan Zanetti Silva *

"Que neste dia e nesta noite eu não trabalhe muito, Senhor. E se eu trabalhar muito que seja bem, porque só tu sabes meus limites e sempre me guias.

Que neste dia e nesta noite eu não trabalhe pouco, Senhor. E se eu trabalhar pouco que seja cada parte de mim dedicada a este pouco e que a teus olhos isto seja muito.

Que a minha chegada contemple o regozijo da substituição de um guerreiro abençoado e que minha partida seja a felicidade dos que me esperam e a tranquilidade dos que chegam.

Permita-me Senhor, retornar uma vez mais a minha casa e cada vez mais ao meu trabalho e que estas sejam minhas maiores recompensas, pela minha crença e tua glória.

Que se neste dia e nesta noite eu falhar pelas fraquezas humanas inevitáveis, que eu renasça novamente humilde cada vez como aprendiz deste ofício sagrado que escolhi.

Que se neste dia e nesta noite a ira e a incompreensão me habitarem de passagem, que eu saiba ser correto e justo e me arrepender, sendo menor e assim maior.

Que meus atos e minha voz, minhas mãos e meu conhecimento levem segurança e tragam bem-aventuranças, diminuam a angústia e celebrem a paz que me deste sempre ao coração.

Que nesta profissão bendita, Senhor, que por tua criação escolhi, eu nunca seja melhor a ponto de estar só, nem tema a multidão em busca de acolhimento. Que as mães, pais e filhos que por mim cruzarem sejam mais que os meus em necessidade e amor e permita-me usar neles os dons que me concedestes.

Que eu possa ser ouvido e visto pelos que trabalham comigo, que eu possa transmitir sabedoria, mas possa com eles muito mais aprender do que ensinar e que estejamos irmanados no mesmo espírito.

Que eu não me torne vítima da raiva inconsequente e do mal alheio, Senhor, que a meu corpo não alcancem as agressões dos atribulados, mas que crendo eu saiba perdoar e ter a tua proteção nos momentos difíceis.

Que a minha fé seja mais que esta prece, que seja um grito e uma força, como a te pedir a verdadeira graça.

Que neste dia e nesta noite, Senhor, este meu trabalho seja tão amplo, tão pleno e reconfortante que eu o receba como uma dádiva, uma redenção e um agradecimento e tu o recebas como a minha mais derradeira e profunda oração.

Amém."/jzs

* O médico Jordan Zanetti Silva atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Curitiba (PR), Brasil.


REFERÊNCIA:
1- Silva, JZ (2012): Oração do Plantonista. Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná. (Internet). Brasil. Capturado em 19 janeiro 2013. Disponível em: http://www.crmpr.org.br/lista_ver_artigo.php?id=347

.

4 comentários:

Unknown disse...

Perfeita, que os anjos digam amém e nos guiem.

R-menor disse...

Gracias. Muy bonito.
Amén.

Veronica disse...

Deus ouve! Amem!

DOC MAXDELLES R.C disse...

Seja como for. Orações sempre nos unem ao divino..